Friday 8 May 2020

22 January 2004, a day in the life of Jaime Ponciano...

Hoje é dia 22 Janeiro 2004. Acordei muito tarde, mais de meio-dia... aí, que parece que o dia não vira, não dá em nada!

Ontem fui dormir umas três horas da tarde (15:00) e acabei ficando na cama até as oito da noite (20:00). Não é exagero dormir tanto assim? Depois, quem disse que eu consegui dormir de novo? Fiquei até umas cinco da madrugada virando de um lado p'ro outro.

O dia ficou meio nublado, mas ainda não começou a chover - talvez no final do dia caia alguma chuva. Quando neste tempo de janeiro o clima está chuvoso, é gostoso ficar em casa sem muito o que fazer - somente fazendo as coisas gostosas - comer chocolate, sorvete, ver filme, deitar e rolar na cama.

Casa é o melhor lugar p'ro ser humano se refazer de todo o peso que é a existência.

Dormi e voltei, agora são quase nove horas, escureceu logo, o tempo voa mesmo!

Repeti hoje o que fiz ontem, dormi demais à tarde e depois não durmo nada à noite. Pelo menos o que fazer não falta se aparecer qualquer insônia; tem telas para continuar, livro p'ra limpar e reorganizar etc.

Mas o que eu queria mesmo era a TV e o DVD com vários filmes. Preciso parar de enrolar e ir diretamente à loja e comprar de uma vez. Já falei muito - e pouca ou nenhuma ação. Não é (mas parece) bicho de sete cabeças esta estória. Não sei porque ainda não comprei o tal DVD com TV. Parece uma coisa impossível! Já está me dando nos nervos, mas sem a menor dúvida vou resolver isto na próxima semana. Não me custa tanto assim... depois tenho que comprar um note-book e um aparelho de CD.

Já tomei café (há pouco) e quero novamente tomar! Queria, na verdade, era tomar sorvete, mas não temos o creme de leite. Amanhã vou comprar várias latas de creme de leite e umas barras de chocolate meio-amargo e com nozes, amêndoas, pistache, passas, damasco seco etc. Aquele sorvete incrementado com chocolate em pedaços, não deixá-lo dissolver no creme e gema que são levados em banho-maria, colocar depois que o creme estiver bem misturado com as gemas e frio já; ai, sim, colocar o chocolate em pedaços.

Hoje é outro sábado, 23 de janeiro 2004. Precisa passar tão rápido assim? Faz um mês amanhã que jantamos, ou ceamos na noite do dia 24 de dezembro 2003, Natal! A comida estava uma coisa! em casa de Erwin e Paola, amigos de Rio Claro-SP. O lugar é a coisa mais linda, as praças públicas nem se fala; e as arvores flamboyant por todo lugar que se ia, se via a formosura de uma delas com aquele tom de amarelo-laranja. De onde e quem inventou que seria para flamboyant? Quem escolheu aquele primor de estranha flor com aquela cor que chama a vida de quem passa? Inventaram tal perfeição numa arvore; a copa achatada e os galhos retorcidos. O desenho é tão... de passar mal.

Rio Claro é um nome tão curto e tão claro - bonito. Clarice gostaria de Rio Claro?

As casas são organizadas em quarteirões quadrados e até caí na tentação de morar uma temporada em Rio Claro. Quem sabe? Se tiver um trabalho dá p'ra conseguir o resto. Quero aumentar o volume de trabalho neste 2004. Vou me concentrar o máximo para que tudo que eu fizer daqui em diante seja brilhante. A única coisa que eu quero é ter meu trabalho cada vez interessante e útil para alguém ou alguma coisa. Estou gostando do que está acontecendo, estou deixando fluir a a criação, a ação, a hora certa. Parece que se vai adivinhando aos poucos um caminho calmo, gostoso e macio. Nada de pedras e espinhos, só quero o macio do meu caminho!

Há gente que usa constantemente palavras como 'sacrifício' ou expressões como 'não é fácil' ou 'está difícil'! Meu pai mesmo as usa sempre. Elas acabam tendo poder real no universo. Eu sei o que está errado; as vezes penso se é bom que fique assim mesmo ou que se corrija. Sei lá, quero estar o máximo de bem a qualquer momento. Como se diria hoje: 'eu sou o máximo!'.

Volto a ler o que escrevi e vejo e sinto como eu escrevo mal. Só não vou queimar este caderno pois tenho preguiça de perder tanto tempo com nada de útil.


Hoje é domingo, 25 de janeiro 2004, aniversário de São Paulo. Falaram tanto desta comemoração dos quatrocentos-e-cinquenta anos dela, ouvi no radio ontem no jornal também.

São Paulo é uma cidade bem louca. Tem coisa bonita e coisa absurda. Ouvi falarem que o Mário de Andrade já há mais de 60 anos ficava muito deprimido com a falta de valor que seus...

Preciso de um café. Vou fazer um bem forte e esquentar aqueles pães; estão muito brancos, moxibentos (?) e elasticados.

Amanhã é segunda-feira; preciso ir até a capital comprar material, lona e linha para bordar. Levar aquela linha azul que eu comprei em Rio Claro; procurar um novelo maior com aquele tom mais azul. Preciso comprar várias coisinhas para a casa, mas não sei se agora. Preciso terminar aqueles desenhos das telas.

Hoje, dia 26 de janeiro 2004. Adorei esse dia!!! Deu tudo tão certo que eu quase nem acreditei.

Precisava há muito comprar TV e vídeo, mas não queria pagar tudo à vista porque ando meio duro, e fazer crediário em loja nem pensar, pois não tenho como provar renda etc. Mesmo assim fui até uma Loja Bahia e me informei. Não me lembro onde ouvi alguém (ou na TV) dizer que não precisava ter carteira (de trabalho) assinada e aquele monte de papel que sempre desanimava a quem pretendia usar deste benefício. Não acreditei quando o 'cara' (vendedor) fez uma ficha e pediu para levar até o crediário da loja. Ai dei o telefone da pessoa a quem presto serviço p'ra checar o que eu havia falado e deu tudo OK. Me deram TV e DVD no mesmo momento e um carnê anexo contendo onze prestações de pouca mais de cem reais que eu terei um ano para liquidar.

No comments:

Post a Comment