Saturday 16 May 2020

5 May 2004

Hoje é 4 ou 5 de maio 2004. Não contei que eu fiquei um mês internado no Hospital Emilio Ribas. Mais! fiquei lá um mês e meio. Fiquei praticamente preso. É tão deprimente passar por isso.

Hoje é quarta-feira. Já aproveitei bastante este dia. Consegui pintar uma tela. Já ganhei o dia. Depois eu escrevo e conto daqueles dias no hospital. 

Antes quero 'falar' do negócio que vou fazer com meu pai. Ele tem um salão comercial que recentemente foi desocupado e está lá vazio. Então eu pensei que seria legal montar lá um ateliê de costura, uma pequena confecção de camisas e mais algumas outras coisas. Primeiro faríamos camisas que é uma 'coisa' fácil de vender. É uma ideia que já há um tempo eu estou imaginando como seria; montar um ateliê de roupas bem 'transadas', pintura em tecido feito-a-mão. Totalmente viável, eu achei.

Agora, antes de fazer qualquer coisa, meu pai e eu temos que falar, conversar com minha mãe e irmã. Minha irmã também está no negócio; vamos ver se elas topam, será? Eu acho que sim; hoje a noite conversaremos com elas.

Faz um bom tempo que eu pinto em tecidos, nas sedas, nas malhas... dá vontade de montar o cenário. Quero uma coisa bem de sonhar, de viagem. Estou muito animado. Quero planejar um desenho, uma armação do que imagino e jogar para o Universo, como sempre faço e é fácil acontecer aquilo que se imagina.

Já imagino muitos tecidos pintados, um com listras, outro com flores, até tudo ser transformado em camisas, camisas, camisas. Agora é a hora, agora, Sr. Jaime; agora é a hora.

E a tarde já está indo com seus pássaros de fundo. Quero pintar um tecido com girassóis. Eu gosto de pintar flores. Já pintei tantos tipos; bem miudinhas e outras bem grandes. Pintei tulipas; me lembra muito de Amsterdam, daquelas tardes gélidas... preciso pintar urgente estes tecidos que estão aqui comigo; são recortes de seda e micro-fibra. Preciso comprar as aquarelas para seda.

25 de Março é a rua onde se compra de tudo. Como eu gosto daquela região! Faz um bom tempo que não vou até lá. Preciso comprar zíper e linha para bordar as bolsas; Anchor é a marca que eu uso. 

Hoje pintei duas telas de 100 x 160 para a Sabina Libman. Sabina tem comprado minhas telas. Fiquei muito feliz com o resultado sendo a tela basicamente azul meio-escuro. Vai ficar linda num lugar bem adequado.


Estou com tanta energia hoje. Parece que estou cada dia melhor. Hoje vendi um quadro pelo telefone. Liguei para uma amiga aí; ela me falou que uma amiga dela viu um quadro meu e me pediu para pintar um para ela. Eu gosto de dinheiro e preciso muito dele ainda. Uma hora que eu não precisar tanto, aí fico mais relaxado.

Pedi ao meu pai para ir comprar telas p'ra mim na oficina de Marcos / Chico. Preciso de muitas telas compridas para os desenhos das figuras 'fashion'. Amanhã é quinta-feira. Será que minha mãe deixa meu pai ir comprar as telas para eu pintar a encomenda? Ela é meio esquisita quando o assunto é o pai.

Deve de ser umas quatro-e-meia, mas a tarde já está escurecendo; um céu cinza. Estou sentindo meu corpo bem quente. Meu coração está rodeado de calor amarelo de .... Que sensação gostosa; combina com que gosto. Já está escurecendo mesmo.

Maio é bem florido. Quero meus gerânios vermelhos e um copo de água gelada.


Hoje é seis de maio. Está um dia chuvoso, e acabei de chegar ao ateliê. Hoje vou terminar a tela que está no painel. As vezes eu fico enrolando para pintar uma tela. Outras, a tela já sai pronta de ...

Ontem pintei uma tela azul. Saiu com tanta naturalidade. Não precisei forçar. Hoje eu queria repetir a dose, será possível? Ontem 'tava meio ou muito excitado. Nem meio estou hoje. Parece que dia chuvoso combina com não-fazer-nada quando se está em casa. 

Amanhã, sexta-feira, talvez dê para terminar as telas. Preciso recortar uma lona para fazer tela. Esta é também para a Sabina Libman. Qual é mesmo o tamanho? Acho que dois metros por oitenta centímetros. Vou inventar com prateado e vermelho ou um pouco de preto. Azul, amarelo, azul e vermelho, dourado, prateado. Pintura é pintura. 

Também preciso pintar uma tela de um formato pequeno comprida, de apenas um metro por quinze ou vinte centímetros. São vários croquis; desenho meio aquarela; parece desenho de moda. São croquis de desenho de modelo feminino estilizado feito muito rápido em traços elegantes e incisivos pelo estilista ou desenhista. São desenhos que sugerem, as vezes, silhuetas de mulheres magras, elegantes, em traços muito rápidos. São vários desenhos, acho que uns vinte ou vinte-e-cinco na pequena tela, um ao lado do outro. Uma grande fila, cada um mostrando seu 'modelo'. Para fazer isto preciso comprar uma tela comprida. Quem deve ter? Preciso ligar para o Chico-das-telas. 

Hoje é 7 de maio 2004; Sexta chuvosa, não dá para sair. Ontem foi a mesma coisa, chuva o dia inteiro. Falamos ontem que iríamos ao mercado e no comércio fazer compras, mas está impossível porque a estrada que nos leva ao asfalto da pista da Rodovia Dom Pedro II é toda de terra, e como uma máquina passou na estradinha-de-terra para acertar a própria, agora faz muito barro e os carros não passam. Aí, meu Pai disse que se melhorasse o tempo, a gente sairia. Vamos ver! Mas não é possível. Tá com cara que vai chover o dia inteiro. Aí, nós tomamos café e conversamos sobre a chuva e o tempo. Como a gente não sairia, acabei vindo para minha casa-studio terminar telas que foram interrompidas, não por muito tempo, uns dois dias, no máximo.

Esta semana, que hoje termina, foi razoável. Consegui terminar uma tela; ficou toda em azul - as duas partes - é um díptico de quase dois metros por noventa de altura. Ficou bem bonito. 

Estou aqui sentado na cama e escrevendo, o que não devia. Só vim até o quarto para buscar 'meu cigarro' e acabei abrindo este caderno e escrevendo isto. Mas eu vou parar, depois continuo.

No comments:

Post a Comment