Tuesday 11 August 2020

June, August, October 2004

Hoje é 17 de junho 2004; faz um tempinho que não escrevo neste caderno. Então, então o que? 

Fiz Revolução Solar com a Lili. Aí, ela me disse que eu tenho que estar no dia e hora do meu aniversário, 27 agosto 2004, em La Paz, na Bolívia. Espero que não esteja frio por lá. Acho que estará pois é mês de inverno aqui e lá também. Se estiver aquele gelo eu fico só uma noite e volto para casa. 

Tenho tantos planos para realizar em casa. Preciso fazer uma casa-studio onde eu possa ter o que preciso para não ter que sair de casa. Não posso viver numa casa como esta; preciso, realmente, dar a devida atenção que esta casa merece! Estou nos planos - a confecção 'Pintô & bordô', as telas - tem que ter ordem p'ra fazer tudo isto... vamos ver...

Hoje é 30 de julho 2004, Sexta-feira; faz um tempinho que não escrevo neste caderno. Ontem terminei de fazer uma bolsa que comecei no ano passado (2003). Fiquei sem linha da mesma cor, é um azul claro, mas acabei. Estou vendo um programa sobre a China; ela está ficando cada vez mais milionária

Mês que vem é agosto, mês de meu aniversário. Vou para La Paz, na Bolívia. Ficaremos lá por uns três dias, meu Pai e eu. Vai ser bem interessante. Nem ... os meus planos. 

Hoje é primeiro de outubro 2004, sexta-feira e o tempo vôa. Aqui nesta oficina-casa o que não falta é trabalho e sempre estou perdido no meio de tanta coisa p'ra fazer. No momento estou com uma tela no painel p'ra começar; outra na bancada e mais duas para fazer fundo ainda! E também estou fazendo a parte bordada de duas bolsas, sem contar que tem que levar quadro, trazer quadro...

Domingo, 24 outubro 2004 - Hoje é aniversário de duas pessoas que eu gosto, que eu amo. Minha irmã Janete e minha amiga Roberta. Roberta fez anos ontem e hoje é a Nete. Escorpião, elas se parecem fisico e psíquico.

(mais tarde) O restinho de domingo lá se vai. Me lembrei agora mesmo que fui ver a mostra de pintura, gravuras e posteres de Antoni Tàpies. Fiquei impressionado com a força do trabalho dele. Gostei muito de umas pinturas que ele fez sobre papelão de embalagem, de caixa de tevê. Me deu uma inveja! Ainda é bonito. Gostei também dos posteres, aqueles rabiscos e manchas sobre um papel todo escrito com contas, números. É o tipo de trabalho que me atrai bastante. Uma pintura que ele fez sobre madeira. Uma pintura de uma banheira; ela é toda pintada de preto como uma silhueta e o elemento principal da tela é uma banheira, pintura de uma banheira em tamanho natural apenas pintada de preto. Nem imagino o que ele tenha usado para compor este incrível desenho da banheira mais a pintura. Parece que ele fez o desenho numa velocidade bem grande! A pintura está em pleno movimento.

Antoni Tàpies' 1945 self-portrait. 

(outro dia) Ontem vi um documentário sobre o pintor David Hockney. Ele é inglês e vive há muitos anos nos Estados Unidos. O trabalho dele é incrível.

These are notes taken by me (Luiz Amorim) when I visited Jaime Ponciano at his Nazaré Paulista rural home, a few weeks before he turned 42 years old on 27 August 2004.

Jaime was hell-bent on making a trip to La Paz, Bolivia, to spend his 2004 birthday there. This was part of a 'solar return chart' Jaime asked his friend and astrologer Lilian Moraes to draw up especially for his upcoming birthday. For those who are not in the know here are some explanation:

The solar return chart is calculated based on 1) your time of birth, 2) your birthday (month and day) and the current year, 3) and your location as you celebrate your birthday that particular year. When casting a solar return chart, it's less important how you spend your birthday than where.

So the crux of the matter was: Jaime had to spend his 2004 birthday in La Paz. As we didn't have Internet we sat down and studied carefully an old copy of Lonely Planet's 'South America on a shoestring' to figure out the best and cheapest way to get from São Paulo to La Paz.

At first Jaime was going to travel by himself but apparently Mr João Teodoro Silva, his father, became interested in going too as a few of his Christian Congregation brethren had invited him to visit them in Bolivia.

Myself & Jaime pored over the travel book in search of the best & cheapest hotel. Here are some of the choices of location (next to the railway station) with its prices in US dollars.
Needless to say Jaime's solar return chart travel came to nothing. I don't really know what the main problem was but as you see, Jaime didn't return to the subject again. His next entry in his diary in on 1st October 2004, well past his birthday. 

No comments:

Post a Comment